III Congresso I República e Republicanismo


O III Congresso I República e Republicanismo é promovido pelo Centro de Documentação e Estudos sobre a História da I República e do Republicanismo. A terceira edição terá lugar em Lisboa, na Biblioteca Nacional de Portugal, nos dias 21, 22 e 23 de outubro de 2015. A data limite para submissão de propostas é dia 25 de setembro de 2015.

O Centro República tem por missão garantir a preservação e a disponibilização do património digital, bibliográfico e documental produzido e reunido no âmbito do Programa das Comemorações do Centenário da República e realizar iniciativas destinadas a promover a investigação e a elaboração de estudos científicos sobre a I República e o Republicanismo. Entre essas iniciativas inclui-se a realização de um congresso anual dedicado à apresentação de estudos no domínio da História da I República e do Republicanismo.

Este importante fórum de discussão aberto e pluridisciplinar procurará contribuir para o alargamento do espaço de reflexão e de conhecimento sobre o republicanismo enquanto movimento político, ideológico, filosófico e cultural, mas também para que se renovem as interpretações sobre as experiências históricas concretas de afirmação e/ou rejeição do modelo republicano.

Este ano, o III Congresso I República e Republicanismo pretende suscitar o debate em torno das Sociabilidades e Sociedades Republicanas (1870-1930), segundo uma perspetiva historiográfica comparada, nomeadamente com as experiências espanhola e francesa. Pretende-se privilegiar os modelos de intervenção social republicanos e conhecer o alcance respetivo, no âmbito das estruturas locais, nos domínios político, económico, recreativo, cultural, desportivo, entre outros. Por outro lado, visa-se um conhecimento renovado sobre as elites republicanas, na definição de perfis, no entendimento das motivações subjacentes à sua adesão ao republicanismo e na indagação das fórmulas de promoção política do ideário no espaço local.

O III Congresso I República e Republicanismo reúne intervenções proferidas por conferencistas internacionais e nacionais convidados, bem como a apresentação de comunicações submetidas através de call for papers.

A seleção das propostas será orientada pelo propósito de garantir o máximo de qualidade, originalidade e diversidade dos trabalhos.

As propostas de comunicação devem ser apresentadas num texto máximo de 500 palavras e devem ser acompanhadas por três palavras-chave. Os proponentes deverão juntar uma breve nota biográfica (200 palavras), a assim como a indicação da afiliação institucional e contactos do autor ou autores (email e telefone).

As comunicações têm a duração máxima de 30 minutos e poderão ser apresentadas em português, castelhano, inglês e francês.

Submissão das Propostas de comunicação: até 25 de setembro de 2015

Divulgação dos resultados: 30 de setembro de 2015

Comissão Organizadora
Maria Fernanda Rollo (IHC-FSCH-UNL)
Teresa Nunes (FL e IHC)

Por favor envie as suas propostas de comunicação por e-mail para: centrorepublica@fcsh.unl.pt

Local: Lisboa | Biblioteca Nacional de Portugal
Datas: 21, 22 e 23 de outubro de 2015
Data limite para submissão de propostas: 25 de setembro de 2015

(Fonte)

Avalie este artigo

Professora Auxiliar no ISCSP-UL. Licenciada em Sociologia do Trabalho (especialização em Política de Recursos Humanos) pelo ISCSP-UL, licenciada em Biologia (especialização em Biologia Evolutiva e do Desenvolvimento com Minor em Geologia) pela FCUL, Mestre em Sociologia e Doutora em Sociologia pelo ISCSP-UL, pós-graduada em Medical Marketing Management e Product Management pelo ISCTE-IUL. A frequentar os Mestrados em Microbiologia Aplicada e Ciências do Mar na FCUL. Investigadora e autora.