“Filho de Peixe” | Artigo sobre Auto-Recrutamento Profissional na Forum Sociológico


Continuando a tentativa de reorganizar os meus textos por aqui e de os disponibilizar desse modo a quem neles veja interesse, deixo o link onde podem ler o meu artigo publicado na Forum Sociológico da Universidade Nova de Lisboa no ano passado “Filho de Peixe” – utilitarismo, elitismo, nepotismo e identificação nos preliminares de uma Teoria do Autorrecrutamento Ocupacional, formatado linguisticamente de acordo com o critério do editor. Reproduzo o resumo:

“O autorrecrutamento ocupacional não é um aspeto de somenos importância em Sociologia. Antes é fulcral à explicação de processos centrais da teoria sociológica, como sejam os da mobilidade e reprodução sociais, os do classismo e elitismo modernos, os do fechamento e protecionismo socioeconómicos, e os da seleção e especialização educativa e ocupacional. Contudo, a Sociologia não dispõe hoje, a seu respeito, de mais que fragmentos teóricos e utilidades empíricas desgarradas, faltando uma verdadeira teoria do fenómeno. Este trabalho identifica, revê e organiza os contributos da Sociologia e da Economia para uma teoria do autorrecrutamento ocupacional, sistematizando os principais racionais que foram sendo propostos desde os anos 30 do século passado para a sua explicação.”

5 (100%) 3 votos

Professora Auxiliar no ISCSP-UL. Licenciada em Sociologia do Trabalho (especialização em Política de Recursos Humanos) pelo ISCSP-UL, licenciada em Biologia (especialização em Biologia Evolutiva e do Desenvolvimento com Minor em Geologia) pela FCUL, Mestre em Sociologia e Doutora em Sociologia pelo ISCSP-UL, pós-graduada em Medical Marketing Management e Product Management pelo ISCTE-IUL. A frequentar os Mestrados em Microbiologia Aplicada e Ciências do Mar na FCUL. Investigadora e autora.