Universidade de Lisboa no topo dos rankings nacionais e internacionais


A fusão das antigas Universidade de Lisboa e Universidade Técnica de Lisboa na nova Universidade de Lisboa teve como fim explícito, desde início, a promoção nos rankings nacionais e internacionais e, como consequência, um benefício (que se espera amplo e multifacetado) da melhoria da sua projecção.

O último ano tem sucessivamente mostrado ter sido essa uma aposta ganhadora. De facto, e no que aos rankings respeita, a Universidade de Lisboa tem conseguido promoções consideráveis, consolidando a sua posição como a mais bem posicionada universidade portuguesa e como uma das mais bem posicionadas na Península Ibérica e no mundo.

Em 6 de Fevereiro de 2014, a respeito do primeiro ranking publicado que reflectiu a fusão, o jornal Público noticiou: “Universidade de Lisboa em 2.º lugar no ranking ibero-americano da produção científica”. Essa promoção, directamente consequente à fusão, promoveu as antigas Universidades de Lisboa e Técnica de Lisboa, antes posicionadas, respectivamente, nas posições 26ª e 14ª do mesmo ranking.

Já em 2015, o SCImago Research Ranking posicionou a Universidade de Lisboa no topo da lista das Universidades portuguesas e fê-la subir, desde 2013, 26 posições na lista mundial. O CWUR Ranking 2015 colocou-a também como líder no ensino superior português, sendo a sua promoção global semelhante.

Hoje noticiou-se a publicação referente a 2015 do prestigiado ranking de Xangai. À semelhança do resultado alcançado nos rankings já referidos, a Universidade de Lisboa mantém e consolida face ao ano anterior a sua liderança nacional, ao mesmo tempo que progride consideravelmente no ranking internacional com uma subida de 41 lugares.

Professora Auxiliar no ISCSP-UL. Licenciada em Sociologia do Trabalho (especialização em Política de Recursos Humanos) pelo ISCSP-UL, licenciada em Biologia (especialização em Biologia Evolutiva e do Desenvolvimento com Minor em Geologia) pela FCUL, Mestre em Sociologia e Doutora em Sociologia pelo ISCSP-UL, pós-graduada em Medical Marketing Management e Product Management pelo ISCTE-IUL. A frequentar os Mestrados em Microbiologia Aplicada e Ciências do Mar na FCUL. Investigadora e autora.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.