Relações Laborais


Sobre as Relações Laborais

Unions-call-for-naitonal-protest_articleimageDado destinar-se a alunos de Recursos Humanos, a cadeira desenvolve-se em duas partes distintas: uma com enfoque legal e uma com enfoque sociológico (laboral e económico). A primeira parte debruça-se sobre o Direito Colectivo do Trabalho, sua evolução e actual configuração. A segunda parte debruça-se sobre as Relações Laborais contemporâneas em Portugal e no mundo, nomeadamente a comparação dos sistemas anglo-saxónicos, de inspiração germanófila e europeus latinos e centrais. Um especial destaque é dado ao estudo sociológico do desenvolvimento, da evolução e do estado actual do sindicalismo em Portugal e no mundo.

A leccionar a cadeira desde 2013.

Opiniões e sugestões? Deixem-nas aqui. Toda a participação é bem-vinda!

Apresentação sumária da cadeira

A redução progressiva das taxas de sindicalização tem ocorrido em todo o mundo ocidental, sendo reduzidas as excepções, seja em termos de comparação internacional seja em termos de comparação sectorial.

A Unidade Curricular “Relações Laborais” integra o plano de estudos do Mestrado em Políticas de Desenvolvimento de Recursos Humanos do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Insere-se no 2º semestre do 1º ano lectivo desta oferta formativa.

Em construção.

O programa incide sobre a apresentação dos principais actores das relações colectivas de trabalho bem como na discussão da sua acção dialética à escala local e internacional, histórica e contemporânea.

1. Do Conflito Colectivo

2. Dos Actores das Relações Colectivas de Trabalho

3. Relações Laborais: A Perspectiva da Sociologia do Trabalho

4. Relações Laborais: A Perspectiva da Sociologia Económica

Consulte o descritor da Unidade Curricular aqui.

Aceda à área Moodle da Unidade Curricular (só para alunos com password) aqui.

Em construção.

A presente página tem fins meramente sinópticos. Para acesso completo ao detalhe do conteúdo, programação, recursos e restantes conteúdos da cadeira aceder à sua área Moodle (só para alunos com a devida password) na Plataforma de E-Learning do ISCSP-UL.

Os separadores abaixo reúnem e sistematizam um conjunto alargado de recursos úteis para estudantes e investigadores dedicados às Relações Laborais.

Esta secção está permanentemente em actualização.

Em construção.

Em construção.

Em construção.