Orientação de Trabalhos


loan-obligationsÉ com o maior prazer que todos os anos recebo múltiplos convites de orientação (mais do que me é humanamente possível aceitar) e oriento trabalhos de muitos tipos, áreas e temáticas. Entre eles destacam-se as dissertações em Sociologia e os estágios de Serviço Social.

No fim desta página encontram um formulário: se procuram orientador nas minhas áreas e equacionam contactar-me com esse fim ou para aconselhamento, usem-no, por favor.

Deixo uma lista (não exaustiva) de áreas principais de orientação. Além delas, para dissertações e teses, há sempre a possibilidade de se integrarem em projectos de investigação das minhas áreas de especialidade.


Principais Áreas de Orientação

Sociologia, Política Social e Marketing em geral. Especialização em Sociologia Militar, do Trabalho, das Organizações, das Profissões, Política, da Ciência e Marketing Farmacêutico.

Orientação de Estágios de Serviço Social e de Sociologia.

 

Outras Áreas de Orientação

Sociologia da Internet e Novas Tecnologias, Web-Marketing, Estudos de Mercado e Análise de Audiências, Responsabilidade Social das Empresas, Publicidade e Eficácia Comunicacional… etc., etc., etc..

Deixo alguns conselhos quanto ao QUANDO, por ser uma questão recorrente: quando devo começar a efectuar contactos para a definição do orientador?

Quando devo começar a pensar em definir orientador e local de ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL? Pelo menos um semestre antes do início das actividades. O início do segundo semestre do terceiro ano é a altura ideal.

Quando devo começar a pensar em definir orientador e tema de dissertação de MESTRADO e de Tese de DOUTORAMENTO? Tão cedo quanto possível, ao longo do primeiro ano de curso. O aluno com tema definido pode começar imediatamente a trabalhar com o orientador. Isso não deve, contudo, obstaculizar o aproveitamento da parte lectiva dos cursos para o amadurecimento da área de investigação e do planeamento do projecto. Procurem aconselhamento múltiplo tão cedo quanto possível.

O detalhe da minha experiência de orientação, dos alunos e temas com que trabalhei e da minha actividade académica e profissional em geral ao longo dos últimos 15 anos, pode ser consultada através dos links abaixo.


CV Académico CV Empresarial

  • Flávia Rodrigues, Estágio de Serviço Social
  • Juliana Nascimento, Estágio de Serviço Social
  • Patrícia Brás, Estágio de Serviço Social
  • Sara Seabra, Estágio de Serviço Social no Hospital Curry Cabral
  • Joana Morais Vaz: “Tornar-se Profissional Militar: A construção da identidade profissional militar ao longo da formação académica”, Dissertação de Mestrado em Sociologia das Organizações e do Trabalho
  • Rafaela Gonçalves: Formação para a internacionalização das empresas, Dissertação de Mestrado em Sociologia das Organizações e do Trabalho
  • Sara Correia: Gestão da Diversidade nas Organizações, Dissertação de Mestrado em Sociologia das Organizações e do Trabalho
  • Helena Correia: Envelhecimento Activo

Formulário de Contacto

Dúvidas, questões, pedido de aconselhamento? Escrevam-me umas linhas abaixo ou visitem-me no ISCSP.