Atlas da Educação – Desempenho e potencial de sucesso escolar por concelho


O estudo “Atlas da Educação – Desempenho e potencial de sucesso e insucesso escolar por concelho” promovido pela EPIS – Associação de Empresários pela Inclusão e pelo CESNOVA e liderado pelo Professor Doutor David Justino, decorreu entre 2012 e 2013, tendo concluído as suas actividades no dia 2 de Abril último com a apresentação dos principais resultados a que chegou, bem como com a disponibilização de um instrumento de trabalho que de forma simples permite o acesso ao mapeamento regional, do desempenho e do potencial de sucesso escolar em Portugal.

Os dados assim disponibilizados foram produzidos no âmbito do estudo (ver metadata aqui) e encontram-se organizados uma base nacional e concelhia. Com esse instrumento de trabalho os promotores pretenderam facilitar aos investigadores e ao público em geral os meios de:

  • “entender de uma forma expedita a evolução dos principais indicadores da Educação a partir dos Censos de 1991, 2001 e 2011;
  • aferir, de uma forma cientificamente justificada, o desempenho e potencial de sucesso e insucesso escolar por concelho, medidos em relação às expectativas de cada contexto socio-económico.” (Via).
Avalie este artigo

Professora Auxiliar no ISCSP-UL. Licenciada em Sociologia do Trabalho (especialização em Política de Recursos Humanos) pelo ISCSP-UL, licenciada em Biologia (especialização em Biologia Evolutiva e do Desenvolvimento com Minor em Geologia) pela FCUL, Mestre em Sociologia e Doutora em Sociologia pelo ISCSP-UL, pós-graduada em Medical Marketing Management e Product Management pelo ISCTE-IUL. A frequentar os Mestrados em Microbiologia Aplicada e Ciências do Mar na FCUL. Investigadora e autora.